”Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Jo 14.2-3”

sábado, 23 de abril de 2011

Enc: Mais um caso de sofrimento na Clínica Santa Isabel‏

Enc: Mais um caso de sofrimento na Clínica Santa Isabel‏
De: Aline Heiderich (alineheiderich@yahoo.com.br)

Enviada: quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 17:50:58
Para: Pr. Marcello (marcellodeazevedo@gmail.com); Rodrigo Redil (cordeirobarreto@ig.com.br); Pastor Ivo (ivomozart@ibest.com.br); Vi (viviane_bmendes@yahoo.com.br); Vinícios da Costa Reis (vinicius_da_costa@yahoo.com.br); Jones (jonesheiderich@yahoo.com.br); Sogrão (angeloc@petrobras.com.br); Mi (michelepaulain@yahoo.com.br); Michela (michaleal@yahoo.com.br); Cristiane Martins (cris.agrobio@gmail.com); Gi Rural (gi88313610@yahoo.com.br); Giovanna (gigicapeixoto@yahoo.com.br); Verinha (vera.anna@incqs.fiocruz.br); Adin (adinnoronha@gmail.com)
Cc: nercinda claresminda heiderich (nercinda.c.heiderich@hotmail.com)
Pessoal,

Como alguns sabem perdi minha prima aos 18 anos na Clínica Santa Isabel (ES) com claros sinais de negligência e overdose medicamental. Só depois disso começamos a saber de ilegalidades e negligências nessa clínica e em outras pelo Brasila fora. Então, quando minha tia (mãe dela) me manda algum texto relacionado ao sistema psiquiátrico brasileiro, procuro divulgar e peço que repassem, para que o maior número de pessoas saibam, fiquem mais atentos e até para que chegue em mãos de pessoas que possam fazer algo, ainda que localmente, por isso.
Abaixo uma denúnicia (na própria Clínica Santa Isabel) seguida de uma solicitação para o direito de pacientes psiquiátricos terem acompanhantes.

Obrigada,

Aline.

--- Em ter, 23/2/10, nercinda claresminda heiderich escreveu:

De: nercinda claresminda heiderich
Assunto: Mais um caso de sofrimento na C´linica Santa isabel
Para: alineheiderich@yahoo.com.br, advocat@uai.com.br, renata@global.org.br
Data: Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010, 23:54

Fevereiro 06, 2010
Nem tudo é cartão postal: Zuzu sofre misérias em clínica psiquiátrica e põe a boca no trombone
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo - Brasil
Foto postada em verdeamarelo.ning.com
QUERIDO ROGELIO
MEU NOME E ZULMIRA FONTES, SOU UMA USUARIA DE SAUDE MENTAL DO ES
FUI INTERNADA INVOLUNTARIAMENTE E SOFRI MISÉRIAS DENTRO DE UMA CLINICA CHAMADA SANTA ISABEL EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. DESTE ENTAO, APRTICIPO COMO POSSO DA LUTA.
REGGI A CARTA ABAIXO E GOSTARIA QUE VOCE ME AJUDASSE A DIVULGÁ-LA SE POSSIVEL.
DESDE JÁ MUITO OBRIGADA
SAUDAÇOES ANTIMANICOMIAIS!
ZUZU

Carta aberta ao congresso nacional, às organizações, associações, autoridades de saúde, profissionais de saúde mental, legisladores e juristas.

C/C Organizações das Nações Unidas

Pelos usuários de sistema de saúde mental terem direito a acompanhante enquanto internados.

Senhores,

Reivindicamos o acompanhamento na internação dos usuários de saúde mental por parente próximo como obrigatório nas instituições psiquiátricas brasileiras.

.....Visto que, o usuário de saúde mental é incapaz.perante a lei e as instituições psiquiátricas são ineficazes em salvaguardar sua dignidade pessoal visto que o usuário de saúde mental depende de apoio da família para sua melhoria e bem estar; e ainda que a internação solitária gera maior incapacidade social causado pelos descasos do quadro clínico e até da família Verificando também que inúmeras drogadições, lobotomias e eletro choques são efetuados em clínicas de saúde mental publicas ou particulares,remédios fortes são prescritos sem o conhecimento e consentimento da família, podemos causar sérios danos ao SNC e dependência química.

Sabemos, que por serem incapazes de lutar pela sua vida e direitos,pelas limitações inerentes aos mesmos,e métodos atuais de internação não possuem até então caráter preventivo de recaídas. Se este paciente, é incapaz pela ciência, porque deixá-los a mercê de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagens, distanciando-o de sua realidade e dificultando sua recuperação?

A drogadiçao excessiva é motivo de maior despesa no orçamento do SUS e conseqüente volta e permanência do mesmo dentro dos hospitais: quanto maior drogadiçao o usuário for exposto, mais demorará para sua recuperação e reinserção social e familiar. Para livrar-nos do sistema crônico de geração de pacientes psiquiátricos pelas clinicas e laboratórios, devido aos vícios de fármacos contínuos que causam dependência física e psíquica

Ora, são incapacitados, perante a lei, mesmo temporariamente,têm o direito humano de permanecerem acompanhados de familiares, pais,irmãos esposas ou filhos,até a sua alta!

Que seja instituído por lei o direito de um acompanhante quando se der a internação de um usuário de saúde mental em qualquer leito de instituição psiquiátrica brasileira. Que seja pautada na lei a dignidade humana de todos e inclusive do usuário de saúde mental, aprovando e assegurando a permanência de um acompanhante ao paciente, assegurando-lhes o equilíbrio, e a segurança pessoal na insanidade,como cidadãos que são!

Senhores, solicitamos em caráter de urgência esta lei!
Postado por Kaamirã às Sábado, Fevereiro 06, 2010
Marcadores: clínica psiquiátrica, Espírito Santo, luta antimanciomial, zuzu

Nenhum comentário:

Postar um comentário